quinta-feira, 10 de junho de 2010

O BRINCAR E A CRIATIVIDADE




O brincar e a criatividade esta exatamente ligadas ,onde a criança é vista como um ser pensante divergente e lógico. Como afirma Oliveira (200, p.35) “É no pensamento divergente que encontramos as indicações mais óbvias de criatividade”. São os vínculos que existem em diversas maneiras e estão inter-relacionados, há varias diferenças de culturas e etnias. A criatividade está situada no domínio intelectual, cognitivo, mas tem uma forte influência na relação afetiva, com a internalização de imaginação, curiosidade, emoções, pensamentos e idéia. Isso ocorre nos primeiros anos de vida da criança, quando a mesma esta no processo de descoberta do brincar. Segundo Oliveira (2000, p. 36) “a criatividade é a capacidade de responder emocional e intelectualmente a experiências sensoriais”. A criatividade tem fortes laços com educação infantil. E também exercem fortes influencias na relação “artísticas” onde também o brincar esta relacionado com o humor, numa dimensão lúdica.
A criatividade, então, está intrinsecamente ligada às artes, à linguagem e ao pensamento e ao desenvolvimento da representação simbólicas. O brincar simbólico por sua vez, também tem relação com a ordem e aspectos que favorecem o desenvolvimento das habilidades e estratégias de planejamento. As escolas criar o mundo real geofísico por meio das brincadeiras e das artes. Onde as experiências passadas são representativas no nosso cotidiano. Dessa forma, podemos relacionar o nosso mundo real ao nosso mundo imaginário em que as experiências vividas e conhecimento, são organizados mentalmente e poder ser interpretativa. Vale ressaltar que é a partir das experiências vividas e dos conhecimentos já adquiridos que se é estimulado e instigado a criatividade do sujeito em varias instâncias.
A palavra “criativa” é usada no sentido bem amplo nas escolas onde é questionada como criativa as diversas atividades como textos descritivos, textos dissertativos,dança, musicas, poesia, poemas, contos, fábulas dinâmicas. Essas atividades de forma geral têm uma interpretação tão ampla que possuem pouco significado real. Por isso, estimula o imaginário da criança e abrange uma multiplicidade de estilos de atividades os movimentos das crianças através da mesma é de fundamental importância para o seu desenvolvimento físico e mental. Sendo assim devemos lembrar que a arte nos proporciona uma vasta gama de informações, que nos leva a construção do conhecimento, como em diferentes formas do brincar, existe uma fonte de oportunidades, criatividades para que jovens, adultos e crianças possam expressarem seu pensamento ser apreciado e apreciem o talento dos outros.
As crianças apresentam o mundo como o vêem e como podem representá-lo em um determinado momento de seu desenvolvimento: a beleza está lá se estivermos preparados para vê-la, pois uma das dificuldades da arte é ela estar crivada de valores que adquirimos através de nossa cultura e educação.
(Viviane e Juliana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário