terça-feira, 8 de junho de 2010

"Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira, faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação, da utilização e da experimentação de regras e papeis sociais". (LOPES, 2006, p. 110)





"A brincadeira tem papel preponderante na perspectiva de uma aprendizagem exploratória, ao favorecer a conduta divergente, a busca de alternativas não usuais intrigando o pensamento intuitivo. Brincadeiras, com o auxílio do adulto, em situações estruturadas, mas que permitam a ação motivada e iniciada pelo aprendiz de quer idade, parecem estratégias adequadas para os que acreditam no potencial do ser humano para descobrir relacionar e buscar soluções". (Kishimoto, 1998: 151).


(Thanila e Sarrara)

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